g2h

level

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Chico Anysio já

Morre Chico Anysio o maior Humorista Brasileiro no dia 23 de março de 2012. Todos sem exceção sentiremos sua falta.
Chico Anysio já é torcedor fanático do Vasco a décadas, seu nome completo é Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho.

Nascido em 12 de abril de 1931, Maranguape, Ceará é um tremendo humorista Brasileiro para ninguém colocar defeito. Alem disso é ator,radialista,diretor,poeta,escritor e pintor, raridade enontrar tanto talento em uma só pessoa. Trabalhos que o destacaram ainda mais, Chico city,Chico total,Chico Anysio show,escolinha do professor Raimundo erc...

Chico Anysio mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro quando tinha oito anos de idade. Iniciou no rádio na Rádio Guanabara, onde exercia várias funções: radioator, comentarista de futebol, etc. Participou do programa Papel carbono de Renato Murce. Trabalhou, na década de 1950, nas rádios "Mayrink Veiga", "Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Nas chanchadas da década de 50, Chico passou a escrever diálogos e, eventualmente, atuava como ator em filmes da Atlântida Cinematográfica.
Na TV Rio estreou em 1957 o Noite de Gala. Em 1959, estreou o programa Só Tem Tantã, lançado por Joaquim Silvério de Castro Barbosa, mais tarde chamado de Chico Total. Além de escrever e interpretar seus próprios textos no rádio, televisão e cinema, sempre com humor fino e inteligente, Chico se aventurou com relativo destaque pelo jornalismo esportivo, teatro, literatura e pintura, além de ter composto e gravado algumas canções.

Desde 1968, encontra-se ligado à Rede Globo, onde conseguiu o status de estrela num "cast" que contava com os artistas mais famosos do Brasil; e graças também a relação de mútua admiração e respeito que estabeleceu com o executivo Boni. Após a saída de Boni da Globo nos anos 90, Chico perdeu paulatinamente espaço na programação, situação agravada em 1996 por um acidente em que fraturou a mandíbula.
Em 2005, fez uma participação no Sítio do Pica-pau Amarelo, onde interpretava o "Dr. Saraiva" e, recentemente, participou da novela Sinhá Moça, na Rede Globo.
É irmão da falecida atriz Lupe Gigliotti, com quem contracenou em vários trabalhos na televisão; do cineasta Zelito Viana; e do industrial, compositor e ex-produtor de rádio Elano de Paula. Também é tio do ator Marcos Palmeira, da atriz e diretora Cininha de Paula e é tio-avô da atriz Maria Maya, filha de Cininha com o ator e diretor Wolf Maya.
É casado com a empresária Malga Di Paula.
Finalmente depois de vencer uma batalha pulmonar em 23 de abril de 2011, Chico Anysio retornou ao programa "Zorra Total" interpretando a personagem Salomé. No quadro, Salomé conversa de mulher para mulher com a presidenta Dilma Rousseff.
Em 2007, foi lançado no Casarão Cultural Cosme Velho, no Rio de Janeiro, o documentário "Chico Anysio", sobre os 60 anos de sua carreira.
Fica difícil opinião pessoal, tenho quase 60 anos e comecei admirar seu talento ainda criança. Parabéns, Chico Anysio você é demais...

Um comentário:

Postagens populares

Google+ Followers

Google+ Badge