g2h

level

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Madonna

Seu nome é Madonna Louise Veronica Ciccone
Filha do engenheiro italiano Silvio (mais conhecido como "Tony") Ciccone (natural de Pacentro) e de Madonna Fortin (franco-canadense),Madonna Louise Veronica Ciccone (Bay City, Michigan, 16 de Agosto de 1958), passa toda a sua infância em Pontiac, subúrbio de Detroit. É a terceira de uma lista de oito irmãos. Foi educada no catolicismo, que mais tarde abandonaria. Em Dezembro de 1963, quando Madonna tinha cinco anos, a sua mãe morre de cancro no seio aos trinta anos de idade. O pai voltará a casar com Joan Gostafson, contratada como empregada da família após a morte da mãe de Madonna, que é sua esposa até hoje.
Contra a vontade do pai, Madonna começa a ter aulas de dança aos catorze anos, tendo sido seu professor Chrystopher Flynn. Frequentou a Rochester Adams High School, onde se distinguiu como boa aluna (QI 140) e membro da equipe de "cheerleaders". Concluiu o ensino secundário em 1976, tendo prosseguido os seus estudos na Universidade do Michigan no curso de dança. Encorajada por Flynn Madonna abandona o curso e com apenas 35 dólares muda-se para Nova Iorque com o objectivo de seguir uma carreira de bailarina.
Durante este período da sua vida passou por dificuldades económicas, tendo frequentemente dependido da ajuda dos amigos. Em 1979 integrou a digressão mundial do cantor disco Patrick Hernandez, durante a qual conheceria Dan Gilroy, que seria seu namorado e junto com o qual fundaria a banda "Breakfast Club".

Por volta de 1980 a banda "Breakfast Club", onde Madonna foi baterista e vocalista, tinha terminado. Depois do fim da banda Madonna cria outra banda a "Emmy". Em 1982 uma fita de Madonna chega às mãos de um produtor da Sire Records que mais tarde lança "Everybody", o primeiro single de Madonna que se torna um pequeno sucesso nos Estados Unidos. Em seguida são lançadas as canções "Physical Attraction" e "Holiday". No ano seguinte chega ao mercado o seu primeiro álbum, Madonna, relançado em 1985 no mercado internacional com o título The First Album.

Seu segundo álbum, Like a Virgin é lançado em 1984 e a faixa título apresentada no MTV Video Music Awards onde Madonna surgiu de um bolo vestida de noiva. A música permaneceu durante 6 semanas no topo das paradas de sucesso.
Em 1985 ganha fama mundial com os hits "Material Girl" e "Crazy for You". Em Julho estréia o filme Procura-se Susan desesperadamente (em Portugal, Desesperadamente à procura de Susan) no qual Madonna ofuscou a protagonista, Rosanna Arquette. A 13 de Julho de 1985 participa na edição do Live Aid, evento que pretendia angariar fundos para resolver a crise de fome que se vivia na Etiópia. Também nesse ano Madonna se casa com Sean Penn (no dia do seu 27.º aniversário) e estréia sua primeira turnê nacional nos E.U.A., a The Virgin Tour.
Em 1986, mais magra, musculosa e de cabelos curtos e loiros lança o bem sucedido álbum True Blue, que se tornou o seu álbum de estúdio mais vendido de todos os tempos, com 22,5 milhões de cópias. Em 1987, protagoniza o filme "Quem é essa garota?" e lança a trilha do filme enquanto sai na sua primeira turnê mundial com mesmo nome ("Who´s that girl?"). Madonna passaria a maior parte do ano de 1988 a ensaiar e a trabalhar no seu primeiro papel no mundo do teatro, na peça "Speed:the plow", tendo sido convidada pelo dramaturgo e cineasta David Mamet para protagonizar o projecto. Em Dezembro deste ano, Madonna pede o divórcio de Sean Penn.

Em 1989, é lançado o disco Like a Prayer, aclamado pela crítica, que sempre se tinha mostrado relutante em relação a Madonna. O videoclipe da faixa título do disco gerou polémica pelo facto da artista se envolver romanticamente com um santo negro e por dançar sensualmente com cruzes queimando ao fundo.

Madonna em 1996 por altura do lançamento do filme "Evita"Em 1990, Madonna regressa ao cinema com o filme Dick Tracy, no qual desempenhou o papel de Breathless Mahoney, lado a lado com o actor Warren Beatty, com quem manteve uma relação amorosa. O filme foi acompanhado por uma banda sonora, o disco I'm Breathless: Music from and Inspired by the Film 'Dick Tracy', onde foi também incluída a canção Vogue. Uma das canções do disco, "Sooner or Later (I Always Get My Man)" ganhou um Óscar para melhor canção e foi interpretada por Madonna na cerimónia de entrega dos prémios.

No final do ano, Madonna lançou a sua primeira colectânea de sucessos, The Immaculate Collection. Para além de quinze sucessos dos anos 80, Madonna incluiu duas novas canções, Justify My Love (escrita e produzida em parceira com Lenny Kravitz) e Rescue Me.

O videoclipe de Justify My Love foi banido na MTV devido ao seu conteúdo erótico. A editora discográfica de Madonna decidiu lançá-lo no formato VHS e este vendeu mais de 400.000 cópias.

Em 1991, Madonna estreou o documentário Truth or Dare: In Bed with Madonna (Na Cama com Madonna) no Festival de Cinema de Cannes, no qual se mostravam os bastidores da digressão mundial Blond Ambition Tour.

A 21 de Outubro de 1992, Madonna lançou o livro Sex, um trabalho com fotografias de Steve Meisel. No livro, celebridades como Isabella Rossellini, Naomi Campbell e o rapper Vanilla Ice eram apresentados, juntamente com Madonna, em situações que retratavam fantasias eróticas da cantora (algumas das quais de carácter sadomasoquista e lésbico). Ainda no mesmo ano, lança um novo disco, Erotica, de onde foram extraídos novos sucessos, como Deeper and Deeper, Rain e a própria faixa título, de novo acompanhada por um video controverso devido ao seu conteúdo erótico.

Depois da controvérsia, Madonna volta ao público com um novo álbum, dessa vez mais calmo e romântico, com a finalidade de contrabalançar com o disco anterior. Bedtime Stories é lançado em 1994 com grandes sucessos como Secret, Take a Bow, Bedtime Story, e uma canção na qual a artista se dirige a todos os que a criticaram anteriormente, Human Nature (onde canta Ops, eu não sabia que não poderia falar de sexo, não estou arrependida, é a natureza humana). Em 1996, é lançada a primeira colectânea romântica, Something to Remember, com as baladas mais famosas e faixas inéditas como You'll see.

Em seguida ela estrela o filme mais marcante de sua carreira, Evita, no qual ela encarna a primeira dama argentina, Eva Perón. O filme concorreu a várias indicações a premiações de cinema, como Oscar e Globos de Ouro. Madonna venceu o Globo de Ouro pelo seu desempenho e um Oscar de melhor canção por You must love me, uma das canções da banda sonora do filme.

No mesmo ano, Madonna ficou grávida do seu então parceiro Carlos León. No dia 14 de Outubro de 1996, deu à luz a sua filha, Lourdes Maria Ciccone Leon, que Madonna trata por "Lola". A escolha do nome Lourdes esteve relacionada com o facto da mãe de Madonna ter recebido durante a sua doença pequenas garrafas de água do santuário católico de Lourdes, em França.

Em 1998, depois de quatro anos sem lançar um álbum inédito, Madonna reaparece com um estilo musical novo. Aparentemente mais madura, o álbum Ray of Light reflecte influências da música eletrónica misturadas com uma estética mística extraída de religiões como o hinduísmo e budismo, bem como da tradição mística do judaísmo, a Cabala, da qual se tornou uma estudiosa. Ray of Light, disco cujo principal produtor foi William Orbit, foi o álbum mais aclamado pela crítica depois de Like a Prayer. Com esse álbum, Madonna ganhou vários prêmios, entre os quais quatro Grammys.

Madonna na "Confessions Tour" (2006)Em 2000, lançou Music, ainda com influências electrónicas, porém numa estética country. Music fica no topo das paradas mundiais por várias semanas, e a faixa título é considerada um dos maiores sucessos da carreira da cantora, tendo se tornado o décimo segundo single a atingir o primeiro lugar das tabelas de vendas. Do álbum foram retirados mais dois singles, "Don´t Tell Me" e "What It Feels Like For a Girl".

A 22 de Dezembro do mesmo ano, Madonna casa com o realizador de cinema inglês Guy Ritchie no Castelo Skibo na Escócia. Na mesma ocasião foi baptizado o filho do casal, Rocco.

Em 2001, Madonna lançou-se numa digressão mundial denominada "Drowned World Tour". No mesmo ano a Enciclopédia Britânica anunciou que passaria a incluir o verbete "Madonna" em futuras edições da obra por considerar a artista um ícone da cultura pop contemporânea.

Em 2003, influenciada pelo clima de pré-guerra entre os Estados Unidos e o Iraque, lança American Life, um álbum com uma mensagem mais política e crítica. O seu primeiro single, "American Life", teve seu clipe proibido de passar na televisão um dia após seu lançamento pela própria cantora, alegando respeito aos soldados da guerra. Nessa versão do clipe, ela joga uma granada a um sósia de George W. Bush, presidente dos Estados Unidos, que a utiliza para acender um charuto. Dias após a proibição, Madonna lançou uma segunda versão do vídeo, na qual aparecem bandeiras de vários países ao fundo, fazendo do clipe algo mais pacífico. American Life é um dos discos de menos repercursão da carreira de Madonna, se considerarmos os baixos índices de vendas, embora no ano de seu lançamento tenha sido incluído entre os dez álbuns mais vendidos no mundo todo.

Um dos singles do disco, "Hollywood" foi interpretado por Madonna na cerimónia dos "MTV Video Awards", numa versão "remix", acompanhada por Britney Spears e Christina Aguilera. Vestidas de noivas, as duas jovens artistas recriaram a actuação de Madonna de há vinte anos atrás com "Like a Virgin", tendo Madonna assumido a personagem de noivo. Nesta ocasião Madonna beijou as duas cantoras na boca, um acto que alguns intepretaram como uma referência de apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, um tema controverso na época nos Estados Unidos. Madonna e Britney viriam ainda a colaborar numa canção, "Me Agaisnt The Music", incluída no álbum "In The Zone" de Spears.

Durante o ano de 2004, Madonna embarcou numa digressão mundial chamada Re-Invention Tour, na qual interpretou grandes sucessos da sua carreira. A digressão terminou na cidade de Lisboa, com dois dias de espectáculos no Pavilhão Atlântico, a 13 e a 14 de Setembro. Durante a digressão, foi gravado um novo documentário, I´m Going to Tell you a Secret, sobre a digressão e a vida pessoal de Madonna. Previa-se que o documentário fosse apresentado em festivais de cinema (como o de Cannes ou de Veneza) durante 2005, mas este foi rejeitado. O documentário acabou por ser apresentado em vários canais de televisão no Outono de 2005.

Em 2005, Madonna lança Confessions on a Dance Floor, que, segundo a crítica, é um dos melhores álbuns de sua carreira. O disco acabou por vazar na internet antes de seu lançamento oficial, o que deixou Madonna furiosa. Apelando pela música dance num estilo retrô, o primeiro single, "Hung Up", contendo samples de Gimme Gimme Gimme, um grande sucesso do grupo Abba nos anos 70, foi um dos maiores sucessos nas paradas de música ao redor do mundo. Em Março de 2006 foi lançado o segundo single do álbum, "Sorry". Segue-se "Get Together", o terceiro single, com data de lançamento nos EUA para Junho e em Julho na Europa.

Madonna regressou a Lisboa a 3 de Novembro de 2005 para interpretar o seu novo single "Hung Up" na gala dos Prémios da MTV Europa.

No ano de 2006 Madonna inicíou uma digressão mundial na qual interpretra temas do seu mais recente disco e clássicos que forma alterados recebendo um toque "Disco". A digressão começou no dia 21 de Maio em Los Angelesnum espectáculo com cerca de duas horas, a digressão passa por outras cidades da América do Norte e pela Europa e termina na [[Ásia]. O estilista francês Jean-Paul Gaultier desenhou os figurinos que a artista e os dançarinos usa nos espectáculos, que são divididos em quatro blocos: "Equestre", "Acústico", "Oriente médio" e "Disco".

Madonna empresta também a sua voz à personagem da Princesa Selenia no filme de animação Arthur and the Minimoys, do realizador Luc Besson, filme que deve estrear nos cinemas em Dezembro de 2006.

fonte: http://pt.wikipedia.org
fonte
http://www.webletras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Google+ Followers

Google+ Badge