segunda-feira, 28 de setembro de 2009

rosas de ouro escola de samba

Fundada em 1971 por um grupo de quatro amigos, José Luciano Tomás da Silva, João Roque "Cajé", José Benedito da Silva "Zelão" e entre eles o seu eterno presidente Eduardo Basílio, que permaneceu à frente da escola até outubro de 2003, e dá nome à sua quadra. Hoje, uma das maiores e bem estruturadas de São Paulo.
Seu nome vem de uma condecoração do Papa Gregório II em 730, para condecorar virtuosas princesas católicas, o bouquet de ROSAS DE OURO, contidas em um vaso de forma elegante, ricamente decorado, abençoado pelo Papa antes da missa do quarto domingo de quaresma. Após a assinatura da Lei Áurea, em 1889, sua alteza imperial - Princesa Isabel seria condecorada por iniciativa do Papa Leão XIII, que a entregou uma "rosa de ouro".
A ascensão da Rosas de Ouro foi meteórica. Desfilou pela primeira vez em 1973, no segundo grupo, e ficou em quarto lugar. No ano seguinte ganhou o segundo grupo e subiu para o grupo principal. Em sua primeira aparição entre as grandes escolas de samba ficou com o vice-campeonato. Seus sambas, nos primeiros anos de existência foram feitos pelo compositor Zeca da Casa Verde.

Em 1983 veio a alegria maior para os componentes da "Roseira", apelido carinhoso da Escola, o campeonato com o enredo Nostalgia, último samba que Zeca da Casa Verde fez para a Escola, e que era uma volta a São Paulo do começo do século XX.
A cidade paulistana, aliás, é o tema preferido dos enredos da Rosas de Ouro. Já foram apresentados na avenida temas como a célebre Faculdade de Direito do Largo São Francisco, enredo do bicampeonato em 1984, a Avenida São João, os vários povos de toda parte do Brasil e do mundo que fizeram da cidade seu novo lar, o final de semana típico de um paulistano, a evolução da cidade através dos tempos, a gastronomia de São Paulo, personagens como os Demônios da Garoa e Paulo Machado de Carvalho e até uma visão futurística de como seria a cidade cem anos depois.
A Sociedade Rosas de Ouro é uma das Escolas favoritas da cidade e frequentada por uma variedade de pessoas: famílias, jovens, estudantes, crianças e estrangeiros. Em mais de 30 anos desfilando no Grupo Especial, dificilmente ficou abaixo da sexta colocação.
A comunidade da Freguesia do Ó também merece destaque pela Escola. Desde que saiu do seu bairro de origem – Brasilandia – a Rosas de Ouro desenvolve atividades com crianças e idosos ao redor da quadra. Procura ajudar os menores carentes, retirando-os das ruas. "O que mais nos orgulha é que no bairro não existem crianças nos semáforos", dizia o presidente e fundador da escola, Eduardo Basílio. "Tiramos todas as crianças das ruas", acrescentava.


As senhoras da ala das baianas promovem festas e concursos durante ano, através de grupos de convívio para as pessoas da terceira idade.
Sem perder a essência de escola de samba, a Rosas de Ouro profissionalizou seu segmento e passou a oferecer para grandes empresas, festas e eventos o show Rosas de Ouro apresentado em todo território nacional e outros países.
Toda a equipe da Escola é comprometida com as atividades, desde o lançamento do enredo até o desfile oficial. Não há período sazonal. O trabalho é intenso, durante o ano inteiro.
Em 2003 o querido presidente Eduardo Basílio adoeceu e deixou a nação azul e rosa em luto. Como sucessora sua filha Angelina Basílio, atual Presidente, passou a dirigir a Escola com muita garra. Tomou a frente dos trabalhos, sem mudar a metodologia de seu pai: “Continuarei os sonhos que o Presidente Basílio acalentava”, comenta Angelina.
FONTE: Sociedade Rosas de Ouro

Nos anos 80, a Rosas de Ouro mudou-se para a Freguesia do Ó, onde construiu sua quadra, considerada por muitos uma das mais modernas da cidade. Seus sambas, nos primeiros anos de existência, foram feitos pelo compositor Zeca da Casa Verde. Com o enredo "Nostalgia", último samba de Zeca da Casa Verde para a escola, a Rosas pela primeira vez tornou-se campeã do Grupo Especial, feito que voltaria a se repetir no ano seguinte e também em 1990, 1991, 1992 e 1994 ,sendo o ano em que a escola conquistou seu último título, com o enredo Sapoti, que fazia uma homenagem à catora Ângela Maria.

Desde muitos anos a Rosas de Ouro mantém, junto com a comunidade da Freguesia do Ó, projetos sociais voltados para crianças e idosos. Segundo o presidente Basílio, no bairro da Freguesia do Ó não existiam crianças nos semáforos, pois a escola havia tirado todas as crianças das ruas.

Em 2003, Eduardo Basílio foi homenageado pela escola, desfilando no último carro num enredo que falava sobre o circuito das frutas. Este seria o seu último desfile, pois no mesmo ano o presidente adoeceu, falecendo em outubro. Sua filha, Angelina Basílio, assumiu o comando da agremiação, e desde então vem comandando a escola.
A Rosas mantém a característica de fazer da cidade de São Paulo e seus personagens um tema recorrente em seus carnavais. o último foi em 2004, quando contou a história da capital paulista através de seus monumentos.

Em 2005, com um samba considerado pela crítica como um dos melhores do ano a escola foi a tendo sido considerada uma das favoritas ao título, porém quem levou foi a caçulinha Império de Casa Verde, que desfilou logo em seguida na madrugada de sexta para sábado. Naquele ano, um fato inusitado chamou muito a atenção dos compnentes da escola e dos comentaristas da Globo, que transmitiam o desfile: quando a escola entrou na avenida, já por volta do amanhecer, o céu ganhou tons de azul e rosa misturados entre si[1]. Logo depois ganhou um tom dourado, cor secundária da escola. Devido a isso, 2005 é considerado por alguns de seus integrantes como o desfile mais marcante da história, apesar da colocação obtida.


Já em 2006, trouxe um enredo forte e polêmico, falando sobre a diáspora africana e acabou em 5°, meio-ponto atrás da campeã Império de Casa Verde.

Em 2007, a escola faz um desfile tecnicamente perfeito, porém um jurado acabou dando-lhe injustamente uma nota 9 no quesito Enredo, com isso, a escola da Brasilândia terminou em 6° lugar. Terminada a apuração, o jurado acabou confessando que a nota 9 foi um equivoco seu, já que a mesma acabaria sendo aplicada para a Pérola Negra. Não fosse essa nota, a Rosas terminaria em 2° lugar, chorando.

Em 2008, a agremiação veio com um enredo falando sobre o perfume terminando na 4º colocação, mas apenas a 0,25 da campeã Vai-Vai, e tecnicamente empatada com a Unidos de Vila Maria,não fosse pelo desempate no quesito Harmonia a escola teria levado o terceiro lugar.

Em 2009, a escola resolveu retratar "A Fábrica dos Sonhos" que é o carnaval, homenageando o trabalho dos componentes de uma escola para prepara um desfile.Novamente a escola veio para disputar o título, e acabou ficando com o terceiro lugar, a melhor posição da escola em sete anos.Em 2010 a rosa que o titulo com o enredo O cacau é show! e continuará com o inteprete e o carnavalesco de 2009
[editar] Enredos da Escola e Colocações
Rosas de Ouro
Ano Colocação[2] Grupo[3] Enredo Carnavalesco
1971 9ºlugar 1 da UESP História de Vila Brasilândia
1972 5° lugar 1 da UESP Brasil de ontem, Brasil de hoje
1973 Campeã 1 da UESP Formação étnica
1974 Campeã Acesso Canta e conta os quatro cantos do Brasil
1975 Vice-campeã Especial A rua
1976 3ºlugar Especial Sete cidades encantadas
1977 4º Especial Ataulfo Alves, "o poeta de Miraí"
1978 4º Especial Salamanca do Jarau
1979 6º Especial Conversando com as flores
1980 4º Especial Tudo é Brasil
1981 5º Especial Do Caminho do Mar à Ilha do Tesouro
1982 4º Especial Ainá, no Reino de Baobá
1983 Campeã Especial Nostalgia
1984 Campeã Especial A velha academia berço dos heróis
1985 3º Especial Uma boa idéia
1986 6º Especial Cem anos depois
1987 Vice-Campeã Especial São Paulo, seu povo sua gente
1988 6º Especial Carvalho, madeira de lei (Paulo Machado de Carvalho)
1989 3º Especial Vera Cruz, "a vedete dos anos 50"
1990 Campeã Especial Até que enfim... "o sábado"
1991 Campeã Especial De Piloto de fogão a chefe da nação Raul Diniz
1992 Campeã Especial "Non Ducor Duco", qual é a minha cara? Raul Diniz
1993 3º lugar Especial É hoje... Um dia de festa Raul Diniz
1994 Campeã Especial Sapoti Tito Arantes
1995 Vice-campeã Especial Paixão nacional Tito Arantes
1996 Vice-campeã Especial Uma janela para o mundo Tito Arantes
1997 4ºlugar Especial São Paulo, Capital Mundial da Gastronomia Neto e Mona
1998 6ºlugar Especial Samba da garoa Neto e Mona
1999 6ºlugar Especial A Divina Comédia de um folião Raul Diniz
2000 3ºlugar Especial Yes, nós temos mais que banana Raul Diniz
2001 Vice-campeã Especial Quem Plantou o Palco, Hoje é o Espetáculo Raul Diniz
2002 3ºlugar Especial O Pão Nosso de cada Dia Raul Diniz
2003 6ºlugar Especial No Circuito das Frutas - Tô de bem com a vida Raul Diniz
2004 5°lugar Especial Dos Campos de Piratininga à grande metrópole, a história da São Paulo em Monumentos Fabio Borges
2005 7ºlugar Especial Mar de Rosas Fabio Borges
2006 5ºlugar Especial A Diáspora Africana. Um Crime Contra Raça Humana Fabio Borges
2007 6ºlugar Especial Tellus Matter. O cio da Terra Fabio Borges
2008 4°lugar Especial Rosaessência, O Eterno Aroma Jorge Freitas
2009 3ºlugar Especial Bem-vindos à fábrica dos sonhos Jorge Freitas
2010 Especial O cacau é show! Jorge Freitas

fonte: http://pt.wikipedia.org/


Veja a letra do Samba Enredo da escola de samba - Rosas de Ouro para o Carnaval 2009: os compositores são: Sorriso, Mauricio Paiva, Armênio Poesia, Aquiles da Vila, Chanel e Fredy Viana. Letra completa: Eu sou operário da ilusão.Vou pintar seu coração.De azul e rosa
Criando sonhos pra vida inteira.Lá vem roseira.Atravessei o portal da magia.No jardim da folia, vi guardiões.Desfilei entre fadas rainhas.Pierrôs, colombinas, arlequins embalavam foliões.Tem arte e cultura em meu mundo encantado.Foi tudo criado com amor e paixão.O meu sonho é o retrato.Do trabalho em união.Sonhar é sair do papel.Viver a fantasia.Brilha uma estrela, caiu do céu.Pra fazer do ano um grande dia.Alô arquibancada.Galera ligada, com muita emoção.Sou paulistano sambista.O sonho do artista, na televisão.Vou me inspirar.Nessa saudade sem fim.De quem transformou essa rosa.Na majestade do jardim.Meu sonho vale ouro.Vai conquistar geral.Só quero acordar, pra te confirmar.Deu rosas nesse carnaval. O site oficial da escola Sociedade Rosas de Ouro já disponilibilizou o download do enredo.

fonte: http://blogpaniconatv.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

aut 1

Postagens populares